quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA MULHERES


Meninas, vi essa matéria sobre os benefícios da corrida para as mulheres, e achei muito interessante. Por isso resolvi postar pra vocês. Eu particularmente amo correr! São nesses momentos que eu posso sentir os limites do meu corpo, e muitas vezes conseguir vencê-los (o que é maravilhoso!). Leiam essa matéria, e vamos ver se vocês se animam!!!!!
Maratona Internacional de São Paulo 2012 - Corri os 10k

"Sempre vaidosas e preocupadas com a perda de peso, as mulheres também aderem cada vez mais à corrida. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Medicina e Atividade Física e do Esporte (Cemafe), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promete tornar a prática ainda mais difundida entre elas.
Além do menor teor de gordura corporal e do aumento da quantidade de massa muscular em relação ao peso, o estudo revelou que a corrida torna os ossos mais fortes, com mais cálcio e melhora a aptidão física e cardiorrespiratória.
Isso tudo sem alteração no sistema hormonal, no ciclo menstrual ou na fertilidade – uma das grandes preocupações motivadoras da pesquisa. Deve-se respeitar, no entanto, o limite individual, verificado por meio de avaliações físicas.
Em outra pesquisa recente, do Laboratório Nacional de Berkeley, Califórnia, cientistas comprovaram que em mulheres praticantes de corrida há uma significativa redução da incidência do câncer de mama, e uma diminuição do risco direto por infarto e acidente vascular cerebral (derrame).
Além disso, em cada fase da vida da mulher a corrida as beneficia de diferentes maneiras, confira:
As adolescentes que correm são mais propensas a continuar com o hábito na vida adulta e serem mais saudáveis na 3ª idade, com um menor índice de doenças.
Já nas mulheres adultas – que geralmente têm um excesso de atividades diárias – a corrida contribui para o aumento da tolerância, diminui o estresse, reduz significativamente os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e a fibromialgia (síndrome que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura).
Em mulheres da 3ª idade, a corrida proporciona a melhora no condicionamento físico e aumenta a autoestima, diminuindo os riscos de ansiedade e depressão. Pode ser um auxiliar em tratamentos clínicos para osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
Não importa a idade em que é praticada, a corrida influencia diretamente naconsciência corporal. Quanto mais corre, a mulher passa a conhecer seus limites de esforço e os limites do seu próprio corpo. Correr só traz benefícios, mas é bom lembrar sempre de procurar um médico antes e um técnico para orientar a atividade." (http://www.corredortrainer.com.br/beneficios-da-corrida-para-mulheres/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário