segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sol escaldante. Nuvem no céu nenhuma. Asfalto tórrido. 25 novembro de 2012, dia da Corrida Vida e Saúde.
Pela primeira vez na vida não conseguir terminar uma corrida. Esclareço que não foi o calor, mas minha pernas travaram, sentir muita dor e não completei a prova. Sabe aqueles dias que tudo leva para vc não correr. Ontem foi o dia!
Por outro lado, a corrida mostrou-se ser bem organizada.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Como escolher o tênis ideal de corrida?


Por Claudio Cotter | 19/11/2012 - Atualizada às 07:30

Escolha do calçado correto é parte importante da corrida
Escolha do calçado correto é parte importante da corrida
Foto: Paulo Gomes⁄ www.webrun.com.br
1 
Não tem nada melhor do que uma prova longa como uma meia maratona para nos fazer perceber que a vida do tênis que estamos usando chegou ao fim. Mas certas vezes usamos os critérios errados para chegar a esta conclusão.

Segundo os últimos estudos, e que fique claro que estes não são estudos patrocinados por esta ou aquela marca, quanto mais você usa um calçado para correr ou caminhar, melhor ele vai se adaptar à sua pisada. Nenhum calçado vem de fábrica ajustado para sua pisada, pois a forma como cada um anda é tão específica como uma impressão digital – tanto que já existem estudos com softwares que são capazes de diferenciar os indivíduos pela marcha (a forma como a pessoa anda).

Rodagem limite?- O primeiro mito que podemos desbancar é o de que existe uma quilometragem definida para o uso do tênis, pois se quanto mais usamos melhor ele fica, na verdade só precisaremos trocar o tênis quando a sola desgastar demais ou se a parte interna começar a desgastar antes e causar atrito contra a pele. Caso contrário não existe motivo que justifique a troca do calçado. Como já comentei no último artigo , a sensação de maciez na pisada é proporcionada pela palmilha, que pode ser trocada quando desgastada.

Palmilhas personalizadas- Geralmente as palmilhas feitas sob medida são mais bem adaptadas já para a pisada de cada um, mas só vale à pena investir numa palmilha personalizada caso exista alguma lesão prévia que já foi tratada com fisioterapia e não obteve resultado de 100% no tratamento. Com terapia manual e trabalhos posturais a fisioterapia consegue melhorar muito a forma como é aplicada a força durante a marcha, assim como toda a coordenação do gesto da corrida, o que geralmente tem resultados excelentes não só para tratar uma lesão, como para ir direto na raiz do problema – que pode ser uma alteração postural ou alteração do gesto (coordenação motora) da marcha.

Outro fator importantíssimo é o conforto, foi feito um estudo para verificar se o conforto do calçado é proporcional ao preço e, por incrível que pareça, sem saber a marca e o valor do calçado de corrida os participantes do estudo escolheram os mais baratos como mais confortáveis. É claro que os tênis mais caros geralmente são feitos de tecidos melhores, que permitem melhor ventilação e a sensação de conforto depende muito do formato do pé de cada indivíduo, mas temos que reconhecer que nem sempre o mais caro é o mais confortável.

Conclusão- Vá até a loja de sua preferência, experimente vários modelos de várias marcas, não se preocupe se é o que está na moda ou não, e se possível, nas lojas que tiverem esteira, experimente correr com o calçado. Caso você não tenha nenhum problema ortopédico, compre tênis neutro, caso tenha algum problema ortopédico, consulte um especialista que possa avaliar e orientar em relação a testes fidedignos e tratamentos efetivos.
Fonte: Webrun

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA MULHERES


Meninas, vi essa matéria sobre os benefícios da corrida para as mulheres, e achei muito interessante. Por isso resolvi postar pra vocês. Eu particularmente amo correr! São nesses momentos que eu posso sentir os limites do meu corpo, e muitas vezes conseguir vencê-los (o que é maravilhoso!). Leiam essa matéria, e vamos ver se vocês se animam!!!!!
Maratona Internacional de São Paulo 2012 - Corri os 10k

"Sempre vaidosas e preocupadas com a perda de peso, as mulheres também aderem cada vez mais à corrida. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Medicina e Atividade Física e do Esporte (Cemafe), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promete tornar a prática ainda mais difundida entre elas.
Além do menor teor de gordura corporal e do aumento da quantidade de massa muscular em relação ao peso, o estudo revelou que a corrida torna os ossos mais fortes, com mais cálcio e melhora a aptidão física e cardiorrespiratória.
Isso tudo sem alteração no sistema hormonal, no ciclo menstrual ou na fertilidade – uma das grandes preocupações motivadoras da pesquisa. Deve-se respeitar, no entanto, o limite individual, verificado por meio de avaliações físicas.
Em outra pesquisa recente, do Laboratório Nacional de Berkeley, Califórnia, cientistas comprovaram que em mulheres praticantes de corrida há uma significativa redução da incidência do câncer de mama, e uma diminuição do risco direto por infarto e acidente vascular cerebral (derrame).
Além disso, em cada fase da vida da mulher a corrida as beneficia de diferentes maneiras, confira:
As adolescentes que correm são mais propensas a continuar com o hábito na vida adulta e serem mais saudáveis na 3ª idade, com um menor índice de doenças.
Já nas mulheres adultas – que geralmente têm um excesso de atividades diárias – a corrida contribui para o aumento da tolerância, diminui o estresse, reduz significativamente os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e a fibromialgia (síndrome que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura).
Em mulheres da 3ª idade, a corrida proporciona a melhora no condicionamento físico e aumenta a autoestima, diminuindo os riscos de ansiedade e depressão. Pode ser um auxiliar em tratamentos clínicos para osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
Não importa a idade em que é praticada, a corrida influencia diretamente naconsciência corporal. Quanto mais corre, a mulher passa a conhecer seus limites de esforço e os limites do seu próprio corpo. Correr só traz benefícios, mas é bom lembrar sempre de procurar um médico antes e um técnico para orientar a atividade." (http://www.corredortrainer.com.br/beneficios-da-corrida-para-mulheres/)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Corrida do SESI 2012

Corrida que precisa ter ajustes para o próximo ano. Tinha início previsto para às 07:00h mas só teve largada às 07:30h. Calor excessivo, mas bons pontos de água. Percurso que tá caindo no gosto, na Rua da Aurora. Camisa bonita, medalha bonita, kit pós prova fraco. Mas aconselho aos amigos a participarem no próximo ano. Abraços!